data-filename="retriever" style="width: 50%; float: right;">
O avanço do coronavírus não preocupa só a população em geral, mas também quem está na rua, na linha de frente das ações de combate à doença. Nos últimos dias, 14 policiais da Brigada Militar tiveram de ser afastados do trabalho temporariamente, por precaução, após apresentar sintomas leves gripais. Também cresceu a mobilização para que sejam doados termômetros digitais, que fazem a medição sem contato, para as equipes da BM que vão para as ruas.
Como esse tipo de aparelho não está mais disponível em farmácias nem pelas fábricas, a entidade sem fins lucrativos que criou o serviço de consultas médicas gratuitas por videochamadas também iniciou uma campanha para arrecadar esses aparelhos de medição. Segundo a BM, seriam necessários pelo menos 40 termômetros para equipar todas as viaturas de Santa Maria e 17 cidades da região. Nesta segunda-feira, a entidade já conseguiu medidores de temperatura para a Guarda Municipal.
VÍDEO: Calçadão e parte do Centro são lavados para tentar conter o coronavírus
Os termômetros serão usados para que os policiais meçam a própria temperatura e também de pessoas na rua durante as abordagens. O intuito é garantir que, ao primeiro sinal de febre, os policiais e pessoas sejam encaminhados para tratamento. É preciso que seja termômetro com raios infravermelho para que não haja contato nas pessoas, evitando a transmissão da doença.
Quem tiver mais de um termômetro em casa e quiser doar um aparelho digital pode enviar um e-mail para crpoc@brigadamilitar.rs.gov.br, com uma foto do aparelho, nome e endereço para a coleta.
Se as doações excederem as necessidades da BM, os aparelhos que sobrarem serão doados a hospitais. Os aparelhos serão coletados em casa por equipes identificadas.